A ALMA PENADA DO PALACETE BIBI COSTA



Projetado e construído  pelo gênio  excêntrico do engenheiro Francisco Bolonha,  para o major Carlos Brício Costa, em 1905, o palacete Bibi Costa já teve  vários donos de lá para cá ,  e ao longos dos anos, passou pelas mãos de alguns órgãos públicos.
  São muitos os relatos  que falam de assombrações vistas no lugar, na maioria das vezes, feitos por pessoas que trabalham ou trabalharam lá.
A  história que contaremos aqui, nos foi relatada há alguns anos,  por um  funcionário público aposentado, que trabalhou algum tempo no lugar.
De acordo com este funcionário,  manifestações sobrenaturais ocorriam no local há décadas. São barulhos de correntes arrastando pelo chão, gritos repentinos, vultos, vozes e outras mais. Mas o que marcou a vida de nosso amigo, que chamaremos aqui de Sr. Augusto, foi uma história ocorrida no final l da década de 80.
Eram cerca de 17:30, e  Sr. Augusto   se preparava para sair do trabalho que exercia no lugar. Era início do mês de  Dezembro, e havia uma confraternização dos funcionários,  marcada em um restaurante ali perto. Ele  achava que  era um dos poucos funcionários  ainda no prédio, pois todos haviam saído mais cedo nesse dia por conta da confraternização.
Após guardar seu material de trabalho  e apanhar a sua carteira, Sr. Augusto  dirigia-se para a saída do prédio, quando ouviu uma voz que chamava por seu nome, que naquele momento, ele tinha certeza ser de um colega que  trabalhava em uma sala na parte debaixo do palacete. Mesmo estranhando o amigo ainda estar lá, Sr. Augusto desceu uma pequena escada e dirigiu-se até a sala do amigo, que para sua surpresa, apesar de estar aberta, estava com as luzes desligadas. Sr. Augusto entrou na sala estranhando o fato de as luzes estarem apagadas.  Ao entrar, ele dirigiu-se para o interruptor, ao mesmo tempo em que falou:
- Onde você está fulano, por que está nessa penumbra?
Mas antes que pudesse ascender as luzes, a voz que  jurava ser de seu amigo, e que vinha de traz de uma mesa  lhe falou:
- Não, não ascenda a luz, venha aqui que preciso de sua ajuda.
Solicito, Sr. Augusto dirigiu-se para a mesa do amigo mesmo enxergando parcialmente o ambiente,  e quando olhou para baixo, encontrou um homem negro, acorrentado por um braço a parede,  suado e com o rosto machucado. Em estado de choque, Sr. Augusto ficou paralisado ao concluir r que aquela estranha figura,  certamente tratava-se de uma alma penada. Sem conseguir mover-se por alguns segundos, ele ainda escutou o homem dizer-lhe:
- Me tire daqui, não aguento mais esse sofrimento!
Sentindo que podia desfalecer a qualquer momento, nosso amigo finalmente conseguiu libertar-se da angustiante inércia que lhe tomara as pernas, e correu em direção a saída do prédio, sem falar com o vigia do lugar que já se achava em seu posto e  sem olhar um único momento para trás.
Quase atropelado por um carro que passava pela rua por onde correu, Sr, augusto tomou o primeiro táxi que viu e partiu aliviado em direção a sua casa.
Após aquela experiência, Sr. Augusto conseguiu transferir-se para outro departamento e passou a trabalhar em outro prédio. Ele evitou passar pelo local durante anos, pois não conseguia esquecer-se daquele rosto que parecia estar em agonia, a implorar-lhe socorro.
 As provas:
Há outros relatos, de outras testemunhas que estiveram no local, mas a história de nosso amigo em particular, já não pode mais ser testemunhada por ele, pois ele  também já não pertence ao mundo dos “vivos".

Share:

5 comentários:

  1. Hoje dia 1º de novembro de 2014, a noite, depois da Missa, joguei um pouco de água benta em uma porção da grade e na entrada desse palacete Bibi Costa. O demônio teme a água benta e certamente o que se percebe de estranho nesse imóvel é de origem diabólica.

    ResponderExcluir
  2. Sempre olho o palacete. Como historiadora, fiz várias fotos e é uma pena ver o estado de fragilidade e descaso com uma edificação de Francisco Bolonha.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sempre admirei esse palacete é uma pena ver o estado dele atual. Já ouvi estórias semelhantes dele. Sempre é um escravo no porão. É interessante que levou se não me engano menos de um ano para ser concluído , naquela época que tudo era importado mármore italiano e etc. É um feito inacreditável. Mostra a opulência econômica daquela época. Poderíamos organizar um tour assombrado igual como tem em São Paulo. Poderia colocar teatro da paz, terraço do Manoel Pinto da Silva , cemitério soledade, palacete Francisco Bolonha e este acima, quem sabe o antigo necrotério que fica do lado hospital barros Barreto . Este último não para órgão publico por causa da fama de ser assombrado. Alguma dica ? Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu admiro todos os palacetes de Belém, mas sempre soube que só Antônio Lemos ficou conhecido como "alma penada", assim que faleceu, mas outros casos este é o primeiro.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Recent Posts

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pages

Theme Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.